terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Punta del Fiesta

Boa pedida para a gente aqui do hemisfério sul é encetar uma viagem a Punta del Este, há apenas três horas rodoviárias da fronteira brasileira. O recanto é magnífico, e não só pela arquitetura das residências e prédios, adornados por caprichados jardins, sem cercas ou limitações de terrenos. Há um refinamento generalizado, que permeia o aprazível balneário com atmosfera altamente civilizada, em paz com o mundo. A segurança é total, e natural, sem necessidade de exércitos em prontidão.
.
A cidalela costuma acordar por volta das onze horas. Para enfrentar o mar gelado das correntes malvinas, há que se ter sol a pino. Ele se faz presente, magestoso. dificilmente alguma nuvem tem coragem de ofuscá-lo.

No meio da tarde, dezenas de mesinhas esperam os gourmets com aperitivos de todos matizes, enquando o fogo abranda o peixe nativo, o camarão, e algun até parrilladas, uma espécie de churrasco sem espeto, na grelha, e com carne de exportação. Todo o gado uruguaio é de exportação. Não há zebús!
Uma caminhada na Gorlero encontrará dezenas de lojas com griffes internacionais, passarela na qual desfilam formosas argentinas, uruguaias, brasileiras e chilenas. Tome um sorvete italino, sente no banco, e aprecie a leve brisa balançar as saias que cobram as hermosas cadeiras.

Um por-do-sol no Yatch Club reúne o povo e até leões marinhos, ávidos pela generosidade dos amantes. O brilho alaranjado tempera a pele e refaz todas as energias. Contorne a enseada pelo calçadão, no encontro da aprazível brisa austral.
Delicie-se com as acrobacias da exibida gaivota, símbolo do magnífico reduto.
Jantar? Se bem acompanhado as luzes das velas marcam indelével a paixão. Senão, há para todos os gostos e dispostos: parrillada, peixe, pizza, pancho, chivito, até croque au monsieur, saborosos lanches, chás, confeitarias, o que mais precisaria? Tem também.
À noite, discotecas são de dúzias. Conheci uma à beira-mar. As ondas tocavam a pista de dança. Uma gruta recebeu feérica iluminação, e no platô se estendia o palco à deslumbrantes performances.
Punta é mesmo de ponta, de vanguarda. God save the Qüeen.


Nenhum comentário: