A Trip Linhas Aéreas visa adquirir 60 aviões, num programa para quatro anos. O fornecedor é a EMBRAER, mas o valor que lhe cobram é bem maior do que para qualquer estrangeiro, com financiamento dificultado ao máximo. Por certo há interesses escusos, como sempre.
A TRIP é formada pela associação dos grupos de transporte rodoviário Caprioli e Águia Branca. Seu presidente José Mario Caprioli solicitou menos exigências para os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"É cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no País em comparação com os modelos para exportação. Não precisamos de nenhuma vantagem. A gente só quer que para a indústria da aviação regional, dada a potencialidade que existe, haja uma equalização dessas assimetrias, que passam pelo financiamento".
A tricolor oferece voos para nada menos do que 73 cidades brasileiras. A frota é composta de 26 aeronaves, sendo quatro da Embraer e 22 da Airbus, as últimas financiadas com recursos de bancos de fomento francês e italiano. A empresa cresce vertiginosa, mas tem muitas reclamações. Por exemplos: as péssimas condições de infraestrutura aeroportuária; a alta incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação.
Em contrapartida à iniciativa empresarial, o presidente do Brasil pediu para a companhia investir... em rotas para a África!
Curiosa a preocupação de nosso mais alto representante - privilegiar países estrangeiros - de acordo com seu costume. A Trip visa atuação regional, no país que o elegeu. Por isso pede o financiamento ao Banco Nacional de Desenvolvimento, e não ao Banco Internacional de Desenvolvimento, e para adquirir jatos da Empresa Brasileira de Aeronáutica, não da canadense Bombardier, muito menos da americana Boeing ou da francesa Airbus, como requer vôos transoceânicos. "Com crise na Embraer, fornecedores passam a vender para ônibus e shoppings." (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/08/07/com-crise-na-embraer-fornecedores-passam-vender-para-onibus-shoppings-757170033.asp) A concorrência estrangeira sorri, na esperança de imediatamente atender a demanda aeronáutica.
Infelizmente nosso country está afeto a jardineiro muito além do jardim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário