sexta-feira, 6 de março de 2009

Tops madrileños

MADRID é cidade para caminhantes. Por cinco anos, o projeto urbano da renovação do Mayor Alberto Ruiz-Gallardón tinha transformado a capital em canteiro de obras. Os passeios e as estradas foram escavados acima; as peças da estrada de anel nos subúrbios da cidade foram enterradas no subsolo. A prefeitura adiou uma planta para reorganizar as pistas do tráfego e do pedestre que funcionam após o Prado - um movimento que abateria dúzias das árvores. O humanismo da cidade foi restaurado. Com seus arcos, os balcões e as fachadas pintadas, a plaza Mayor, o quadrado do século XVII onde os bullfights, as experimentações e as execuções eram encetadas, é a melhor maneira de reencontrar Madrid. Espreite o Jardín del Príncipe de Anglona, cujas as paredes tijolo-e-concreto escondem o jardim pequeno com trajetos do tijolo e árvores da romã e de amêndoas. Que tal um chá servido em uma caneca marroquina no café de Delic e na barra (Costanilla de San Andrés, 14; 34-91-364-5450; www.deliccafe.com)
Considere os dois mosaicos romanos antigos coloridos no Museo de los Orígenes, Casa de San Isidro (Plaza de San Andrés, 2)
Contemple a basílica próxima da telhada do EL de San Francisco. A abóbada é maior do que a da catedral do St. Paul em Londres. Mas a atração real é a pintura de San Bernardino de Siena, de Goya. Igualmente não podem ser negligenciadas as pinturas de Zurbarán e Velázquez.
O La Gastroteca de Santiago ainda não foi descoberto por turistas (plaza de Santiago, 1; www.lagastrotecadesantiago.es). O espaço vermelho-murado, e o branco telhado é simples e moderno, com as portas de vidro que oferecem um auge na cozinha onde Juan Carlos Ramos, cozinheiro chefe e proprietário, faz a mágica. Os primeiros cursos são grandes bastante rachar. O menu muda frequentemente.
Esplêndida música voce pode ouvir na Plaza del Ángel, 10; www.cafecentralmadrid.com. Com seus tetos elevados, colunas espelhadas, tabelas mármore-cobertas e toques do art deco, atrai os azuis da cidade e os amantes verdadeiros do jazz, que incentivam os executores com aplauso e gritos altos do “bravo!”
Amanhã continuamos nosso findi na exuberante capital espanhola.


Nenhum comentário: