sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NASA confirma agua na Lua


Satélite Lcross realizou impacto na cratera Cabeus da Lua
As colisões espalharam quilômetros de poeira lunar, no fito de analisar a nuvem de poeira levantada, e procurar por vapor-d'água.


A Chandrayaan-1 – primeira sonda indiana na Lua - ainda em setembro identificava sinais eletromagnéticos indicativos da presença de água no satélite natural da Terra.Agora a americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)confirma, e os cientistas da NASA vem a público informar a sensacional descoberta: a existência de água na Lua. Mais precisamente: moléculas d'água. O volume é pequeno. Além de H2O, foram encontradas moléculas de hidroxila, compostas de um átomo de oxigênio e outro de hidrogênioAs moléculas d'água estão na superfície do satélite, interagindo com ele e com o cosmos. Isso pode viabilizar a construção e manutenção de uma Estação Lunar, bem como a extração do hidrogênio líquido, como combustível para as naves espaciais, e do oxigênio, indispensável à vida do homem fora de nosso planeta.

"Segredos que a Lua têm mantido, por talvez bilhões de anos, estão agora sendo revelados para o deleite de cientistas e entusiastas do espaço", informa o site da Nasa.

Estamos extasiados", disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão. "Diversas linhas de evidência mostram que a água estava presente tanto na pluma mais leve e na cortina de dejetos criada pelo impacto do Centauro. A concentração e distribuição da água e outras substâncias requerem mais análise, mas é seguro dizer que Cabeus contém água".

Volta à cogitação um novo envio de nave tripulada à Lua.

Nenhum comentário: